Hora do banho

Para que o cadeirante possa ser independente nessa hora é necessário um banheiro com algumas adaptações, quanto mais baixa a lesão mais ágil é o cadeirante e menos adaptações o banheiro precisa. Uma adaptação necessária pra todos é o tamanho da porta que precisa passar a cadeira. O desenho abaixo ilustra todas adaptações:

Banheiro adpatado

04-banheiro-adaptado-elev  Banheiroadaptado medidas esquema-banheiro-adaptado

Uma dica que é bem útil é essa cadeira de banho, que também uso, e achei muito boa, machuca um pouco as costas, para evitar isso eu comprei uma almofada de ar que coloco nas costas, ficou bem confortável.

Com o tempo e a pratica, cada vez menos adaptações a pessoa com a lesão medular necessitara. Eu por exemplo só precisei aumentar o banheiro para manobrar a cadeira. E é claro lembrando que tanto a pia, mesa e todos os moveis da casa que o cadeirante precisa "entrar" com a cadeira precisa de no minimo 0,80 cm de altura, para que entre a cadeira de baixo. Aqui tem um vídeo de como deve ser um banheiro adaptado segundo as normas.

 

Para pessoas que acabaram de sofrer a lesão medular e não tem muita experiência o hospital SARAH é excelente para ensinar o paciente essa sua nova rotina, como transferências, manobras com a cadeira, banho e necessidades fisiológicas. O SARAH é um hospital do governo e dedicado para a reabilitação dos lesados medulares. Faça sua inscrição e logo eles entraram em contanto, mais atenção o estado tem o dever de te fornecer as passagens de avião, caso precise. Para recém lesados o cateterismo também é uma novidade, o kit do cateterismo que contem sonda(tamanho 10, 12 ou 14) e lubrificante também são da responsabilidade do estado fornecer. Para maiores informações de como adquirir esse kit para cateterismo do estado, procure a assistência social da sua região, pois os caminhos burocráticos para conseguir esse direito muda de região para região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *